Início

Abertura das atividades anuais da Academia Passo-Fundense de Letras

Imprimir

Clique para ampliarA abertura das atividades anuais da Academia Passo-Fundense de Letras contou com uma emocionante e intensa programação. Na última sexta-feira, dia 24, na Sessão Solene de abertura do ano acadêmico, seu auditório contou com uma das maiores lotações desde a reinauguração do querido e velho "Casarão" da Avenida Brasil, no ano de 2.000.

No ano em que comemora seus 85 anos - Jubileu de Girassol -, a APLetras recebeu seis novos acadêmicos, selecionados após publicação do edital de abertura de vagas. São eles: o professor Alexandre da Rosa Vieira, o historiador e editor Alex Vanin, a advogada e professora universitária Janaína Rigo Santin, o leiloeiro oficial Luiz Carlos Dale Nogari dos Santos, o professor Marco Antônio Bomfoco de Almeida e o professor Nei Alberto Pies. Os acadêmicos desejam que os recém-empossados vivam bons e significativos momentos junto à nova casa cultural e, também, contribuam com a comunidade, planejando e executando ótimos projetos.

Após a investidura dos novos imortais, com pelerine e medalha, a entrega do diploma de acadêmico efetivo e a posse, declarada pela Presidente Marilise Brockstedt Lech, a programação avançou para o segundo momento. Nele, em nome de todo sodalício, o acadêmico Gilberto Cunha procedeu ao panegírico em honra à memória do acadêmico, recém-falecido, Getúlio Vargas Zauza. Depois de exaltar a belíssima trajetória de vida do doutor Zauza. Ao relembrarmos sua linda trajetória de vida, o consagramos como um inesquecível imortal. Vai-se o homem, mas permanecem suas ideais e suas ideias, tudo perenizado em seus familiares, amigos, confrades, alunos, pacientes e leitores.

Por fim, realizou-se a homenagem ao professor Ironi Gozzi de Andrade, o agraciado de 2023 com o Mérito Cultural Sante Uberto Barbieri. A acadêmica Pia Elena Zancanaro Borrowski foi a encarregada de ler o vasto currículo e de exaltar os incontáveis feitos do consagrado literato. Após a outorga da comenda, em discurso emocionado, o professor agradeceu tantos quantos contribuíram em sua construção, como profissional e como cidadão, da Linha Segredo, interior de Arvorezinha, onde nasceu, aos dias atuais.

Em seu discurso, a Presidente Marilise enfatizou o lema de sua Diretoria, Disponibilidade e compromisso a serviço das letras, e reforçou o convite para o jantar-baile que acontecerá em comemoração ao aniversário da Academia Passo-Fundense de Letras, no dia 20 de abril, no Clube Comercial. Este evento será aberto à comunidade.

Autoridades como Marilise Brocksted Lech, Presidente da Academia e anfitriã do evento; Magda Cavalheiro, Secretária-Adjunta da Cultura, representando o Poder Executivo Municipal; Alberi Grando, Presidente da Câmara de Vereadores; Mateus Wesp, ex-deputado e atual Secretário Estadual da Justiça e Cidadania; Jaime Borsatto, Prefeito de Arvorezinha; Djiovan Carvalho, Presidente do Instituto Histórico; Sargento Steffen, representante da Brigada Militar; Elisabeth Ferreira, Primeira Secretária da APLetras; e o homenageado da noite, professor Ironi Gozzi de Andrade compuseram a mesa de honra da solene noite.

Além da Presidente Marilise Brocksted Lech, a entidade tem, como membros da diretoria, Daniel Viuniski (Vice-presidente), Agostinho Both (Secretário-Geral); Elisabeth Ferreira (1º secretária), Elmar Floss (2º secretário), Antonieta Rovena Gonçalves Dias (1a tesoureira) e Patrícia Godoy de Bairos (2º tesoureira).