A APL através dos tempos – Registros que documentam sua história

Marilise Brockstedt Lech
Cadeira 39

Este capítulo pretende contar parte dos 75 anos de história da Academia Passo-Fundense de Letras através de imagens. Os registros fotográficos aqui expostos abarcam apenas parte da impressionante diversidade de ações e fatos históricos que, tanto os acadêmicos quanto grande parte da comunidade passo-fundense, viveram junto ao sodalício. Mesmo com uma perspectiva incompleta – afinal, resgates históricos serão sempre “incompletos” - cabe aqui destacar muitos dos grandes feitos em prol da cultura, da literatura, da música, da arte, do lazer e da educação.

A fotografia sempre despertou encantamento nas pessoas. A eternização de um olhar ou de um momento importante, seja impressa no papel ou projetada em uma tela, marca uma época e até mesmo um sentimento. Além disso, permite uma atualização das sensações experimentadas no momento originário do registro e/ou a satisfação de saber o que aconteceu no passado, por aqueles que apreciam a imagem pela primeira vez.

Sua utilização como documento já esclareceu importantes fatos e permitiu grandes redescobertas. Junto a uma breve explicação escrita ou oral, constitui um dos mais importantes meios de comunicação ao alcance do homem.

Na virada do milênio surgiram as máquinas digitais, que se tornaram responsáveis pelo aumento geométrico dos registros, produzindo fotos mais descontraídas, muitas das quais apenas com o intuito de serem divulgadas na internet. Esse fato justifica a maior quantidade de fotos recentes, neste resgate histórico.

A publicação destas fotos pretende informar, documentar e divertir. Muitas fotografias de décadas passadas, não apresentadas aqui, continuarão sendo buscadas. Este álbum foi somente iniciado e terá como objetivo maior o resgate histórico contínuo das ações da APLetras. Dessa forma, poderemos conhecer os principais personagens e momentos da sua rica história, desde sua fundação até os dias de hoje.

Neste capítulo você “viajará” por documentos, apresentações musicais e poéticas, ações sociais, publicações e concursos literários, encontros com diferentes academias, posses de novos acadêmicos e de presidentes da APLetras. E muito mais ! Assim, compreenderá melhor a função desta consagrada instituição que busca, cada vez mais, ampliar suas intersecções e incentivar a cultura literária na comunidade passo-fundense. Boa leitura, digo, boa visualização!

 

Total de galerias: 16
Sem imagens nessa galeria.
© 2020 APLetras. Desenvolvido por Cristiano Lazzarotto.

Please publish modules in offcanvas position.