Literatura Local

Literatura Local

A partir de uma parceria entre a Academia Passo-Fundo de Letras e a Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, teve início, em 2005, um dos mais longevos programas de entrevistas com escritores e outros protagonistas do mundo das artes da televisão brasileira: LITERATURA LOCAL.

O programa de entrevistas LITERATURA LOCAL, pela TV Câmara, na época canal 16 da Net TV Passo Fundo, começou por inciativa dos acadêmicos Gilberto Cunha e Paulo Monteiros, e do diretor da TV Câmara, o jornalista Jair Ineri, contando com o apoio do presidente da Câmara, na ocasião, o vereador Valdir Mendes. E, em 26 de junho de 2007, após dois anos no ar, quando eram presidentes da Câmara o vereador Luiz Miguel Scheis e da Academia Passo-Fundo de Letras o acadêmico Antonio Augusto Meirelles Duarte foi firmado um termo de Compromisso e Parceira entre as duas intuições para levar adiante o programa que havia se consolido na grade de programação da emissora. O objetivo do programa, ratificado nesse compromisso entre as instituições, foi mantido o mesmo desde o seu início: divulgar os escritores locais e suas obras e lançamentos de publicações, bem como a programação cultural em desenvolvimento no município de Passo Fundo.

O primeiro apresentador do programa LITERATURA LOCAL foi o acadêmico Gilberto Cunha, que, poucos meses depois, ainda em 2005, foi sucedido pelo acadêmico Paulo Monteiro, que se manteve no comando do programa até 2017. Após a saída de Paulo Monteiro da bancada de entrevistas, assumiram o seu lugar, em revezamento, os acadêmicos Júlio César Perez, José Ernane de Almeida e Agostinho Both e, finalmente, se consolidando na função, a acadêmica Sueli Gehlen Frosi.

LITERATURA LOCAL pode ser incluída no rol da vitimas da Covid-19 em Passo Fundo. Saiu do ar, em 2020, deixando um acervo de mais de 500 edições gravadas ao longo dos últimos 15 anos. Paulo Monteiro, o mais longevo apresentador, e Sueli Gehlen, a última apresentadora, são as imagens públicas desse programa cultural, que pode ser considerado um marco na história da televisão local, estadual 

© 2020 APLetras. Desenvolvido por Cristiano Lazzarotto.

Please publish modules in offcanvas position.